quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

OFICINA PALHAÇO E JOGO


foto: julia ludke

O palhaço vive o aqui e o agora. A oficina trabalha uma escritura corporal cômica e poética. A precisão do movimento, em conjunto com a decisão, são elementos fundamentais para criar a verdade em cena. Para o palhaço, um caminho longo e tortuoso é o mais eficaz, pois a graça surge de sua autenticidade. Não queira parecer, mas, sim, ser!

Esta oficina intensiva tem como principal objetivo visitar os corpos de seus participantes, através de jogos e dinâmicas, disponibilizando-os para o ser ridículo, para o brincar e para o deixar-se conduzir por seus impulsos de espontaneidade e prazer.

Oficina intensiva que proporciona aos seus participantes o contato com o jogo e com o prazer em ser ridículo sob a ótica do palhaço. Não é necessário ter experiência prévia em palhaçaria.

Sobre o ministrante

Daniel Gustavo é de Porto Alegre/ RS, formado na Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e um dos fundadores do Grupo Trilho de Teatro Popular. Desde 2008, desenvolve pesquisa da técnica clown, iniciando com o curso de Iniciação ao clown ministrado por Ekin& Melissa Dornelles. Desta experiência, um pequeno grupo de palhaços empreendeu visitas periódicas ao Hospital da Criança Conceição e muitas das gags produzidas neste específico ambiente serviram como base para a estreia, em 2013, do monólogo clown O Homem mais sério do mundo. O ator frequentou, entre outros, cursos com a Cia dos Palhaços de Curitiba; com Hernán Gené no CentroLatinoamericano de Creación y Investigación Teatral (CELCIT) de Buenos Aires; com Walter Velázquez, com Ésio Magalhães do Barracão Teatro em Campinas. Em 2014, ministrou duas edições da oficina O corpo do palhaço junto a Cômica Cultural Escola de Teatro de Porto Alegre e, recentemente, conduziu, junto com Tino Amézaga, a oficina Introdução ao corpo do palhaço dentro do II Festival Cuentiteres en El Parque na cidade de Guayaquil/ Equador. Atualmente, colabora com Ninhim - Compañía de Arte Trashumante, apresentando, pela América Latina, seu espetáculo de palhaços para adultos “Los Gauchitos”.


Oficina Palhaço e Jogo
Ministrante: Daniel Gustavo
De 16 a 18/02 (terça à quinta), das 19h às 22h, na sala 503 da Usina do Gasômetro
Público alvo: atores, palhaços e interessados
Valor da inscrição: R$ 40 por aula ou R$ 100 pelos 03 encontros
Inscrições: oficinas@grupotrilho.com.br (com o nome da oficina no título do mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...