quarta-feira, 4 de maio de 2011

A infância de hoje

No dia 1º de fevereiro, nós do Trilho, começamos um novo processo de trabalho. Na verdade o processo já havia iniciado antes, mais ou menos uns seis meses antes. Sentiamos a necessidade de montar uma peça dirigida ao público infanto-juvenil e começamos a amadurecer essa ideia. Fiquei eu a cargo da direção do espetáculo, então começei a pesquisar mais o universo infantil.

Dentre vários filmes, documentários, livros, hoje vou recomendar dois trabalhos, dois documentários que se pode encontrar no Youtube. São dois filmes que falam do universo da infância inseridos nesse nosso sistema sócio-econômico extremamente desigual. São eles: "A invenção da infância" (2000), direção de Liliana Sulzbach, tem 26 minutos de duração, mostra que ser criança não significa necessariamente ter infância.



O segundo é "Criança, a alma do negócio" (2008), direção de Estela Renner, tem 49 minutos de duração e mostra a influência e efeitos da publicidade digirida as crianças.



Dois trabalhos que valem a pena ser vistos para entendermos um pouco mais das crianças de hoje e como o universo do adulto pode destruir o universo infantil.

Fábio Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...