quarta-feira, 18 de maio de 2011

Forma e Conteúdo

O Senhor K. contemplava uma pintura que demonstrava alguns objetos de formas muito caprichosas. Ele disse: "A alguns artistas, quando contemplam o mundo, acontece o que acontece a muitos filósofos." No esforço pela busca da forma, perde-se o conteúdo. 

Eu trabalhei certa vez com um jardineiro. Ele me pôs nas mãos uma tesoura de poda e me disse que podasse um pé de louro. A árvore estava plantada num vaso e era emprestada para solenidades. Para isso, tinha de ter a forma de uma bola. 

Eu começei cortando logo os galhos revoltosos, mas apesar de me empenhar muito, não lograva alcançar que tivesse uma forma circular satisfatória. Ora cortava muito dum lado, ora do outro. Quando enfim pude fazer com que se tornasse uma bola, a bola era muito pequena. 

O jardineiro disse desiludido: "Muito bem, isto é a bola, mas onde está o pé de louro?"

(Histórias do Senhor Keuner, Bertolt Brecht)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...