domingo, 14 de novembro de 2010

Bom tom?


Fazer teatro, trabalhar com arte no Brasil não é tarefa fácil. O tal do mercado cultural, a indústria, é para poucos e são muitos os que fazem arte na garra, na teimosia. Com certeza a situação vem melhorando, há anos atrás era muito pior, menos verba, censura, ditadura, enfim, eram maiores os percalços para os artistas. Isso, porém, não diminui o mérito dos artistas de hoje, principalmente daqueles que não se entregam ao simples comércio de arte.
Falo isso porque aconteceram recentemente dois fatos em Porto Alegre que me fazem refletir sobre a dificuldade imposta aos artistas, e ainda por cima aproxima-se perigosamente com a época da ditadura. Primeiro, no dia 16 de outubro o grupo de teatro Levanta Favela foi interrompido pela polícia em plena esquina democrática, e agora, 12 de novembro, na Feira do Livro, a poeta e escritora Telma Scherer também é interrompida e detida pela Brigada Militar enquanto fazia uma performance.

Quais são os reais motivos para esses atos de repressão por parte da Brigada? Distúrbio público? Não ter autorização para se apresentar? Incitar perigosamente o povo? Atrapalhar a livre circulação e principalmente o livre comércio dos transeuntes e lojistas? Hum... Ainda me parece pouco... Talvez não fosse do gosto estético da nossa polícia? Quem sabe se convidássemos alguns tenentes, capitães e soldados e talvez alguns cabos da nossa Brigada para fazer parte do júri dos prêmios de arte de nossa cidade, quem sabe assim descobrimos qual é o seu gosto estético e então já não mais correríamos o risco de nos equivocar e de sermos presos por aí por um simples mal entendido estético-artístico. Seria de bom tom nosso, convidar também alguns vereadores, deputados, prefeitos, governadores, lobistas, empresários de grandes corporações, para fazer parte desse júri. Assim não teria mais equívoco, não mesmo.

Aproveito para deixar um convite a todos:

A Rede Brasileira de Teatro de Rua (RS) convoca a todos para participar do Diálogo na Esquina. Ato em repúdio ao desrespeito com os artistas, à autorização para apresentações e cobrança para utilização de espaços públicos, que pertencem a todos nós!
Dia 17 de Novembro, 4ª feira, à partir do meio-dia.
NA ESQUINA DEMOCRÁTICA, CENTRO.


Seria de bom tom que os nossos futuros jurados fossem presenciar esse acontecimento.



Fábio Castilhos
   Integrante do Grupo Trilho


Ps: Links para mais informações sobre os dois acontecidos: Levanta e Telma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...