quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Música no 5º apresenta “O CANTO DOS LIVRES”



O projeto Música no Quinto, idealizado pelo Grupo Trilho de Teatro, consiste em realizar toda última terça-feira de cada mês uma apresentação musical na sala 503 da Usina do Gasômetro.



O Canto dos livres nasceu nas ruas, à sombra das árvores da manhã de domingo no brick na Redenção ou num agitado dia de semana, na rua da praia, na praça da Alfândega.

O duo Canto dos Livres, formado por Iuri Daniel Barbosa e Vinícius Braun, apresenta o especial “Uma noite missioneira”, com canções e temas instrumentais de artistas missioneiros.

As Missões configuram-se numa região transfronteiriça, composta de porções do território de quatro países (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), onde, no passado, assentaram-se as Reduções dos Guaranis. A identidade missioneira, ou seja, o sentimento de ser missioneiro, possui profunda relação com a consolidação de um estilo musical próprio.

No espetáculo, a gênese da música missioneira está ligada aos ditos Quatro Troncos Missioneiros: Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá. O estilo se difere do restante da música regional do Rio Grande do Sul pela abordagem de identidade Missioneira e também pela temática social das letras, nas quais são retratadas figuras sociais e lugares da região: o peão pobre, as lavadeiras e costureiras; o rio Uruguai e seus pescadores e contrabandistas; sem terras e sem-teto, vítimas de um êxodo rural apressado e mal planejado; índios guaranis, descendentes de SepéTiarajú, marginalizados pelas estradas.

Além dos Troncos, também estão presentes no repertório, temas instrumentais de artistas como Tio Bilia, Gilberto Monteiro, Transito Coccomarola, entre outras releituras e canções próprias do Duo Canto dos Livres.

Esta apresentação conta com as participações de
Sergio Baiano
Lucas Dellazzana
Daniel Alemoe

MÚSICA NO 5º - O CANTO DOS LIVRES
27 de outubro, terça-feira, às 20h30
Sala 503 - Usina do Gasômetro (quinto andar)
Ingressos no local: R$ 10 (preço único)

Confirme sua presença e acompanhe as novidades em http://on.fb.me/1PJcypT (facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...