domingo, 18 de setembro de 2011

Olhares sobre o Baú - Fábio Castilhos


“O Senhor K. preferia a Cidade B à Cidade A. (...) Na cidade A as pessoas me diziam útil; mas na cidade B eu era necessário.” (Bertolt Brecht)

Partimos para a construção do espetáculo “O Baú – Lembranças & Brincanças” por necessidade. Necessidade de educadores que somos; de tentar compreender essas crianças que convivemos diariamente. Necessidade de trocar com as crianças que iam assistir as peças no Grêmio Esportivo e Cultural Ferrinho. Necessidade de montar um trabalho que pudéssemos levar adiante. Necessidade de se apaixonar por um processo, de se divertir, de brincar, de falar coisas importantes sobre a infância, a criança, sobre nós.

Fábio Castilhos


“De todas as coisas seguras, a mais segura é a dúvida” (Bertolt Brecht)

Desde junho de 2010 falávamos sobre montar algo para o público infantil. Em dezembro decidimos que o próximo trabalho seria infantil. Começamos nossas buscas. Fomos assistir filmes, ler livros, peças de teatro, tudo para este público. Em primeiro de fevereiro de 2011 começamos os ensaios, sem ter nada de referência. Improvisos, brincadeiras, começamos por aí. Já que não encontramos algo na obras destinadas as crianças, buscamos referências em materiais sobre a infância. Documentários como “Criança: A Alma do negócio” e “A invenção da infância” fizeram a gente refletir. Alguns livros da Fanny Abramovich como “Quem educa quem” e “O estranho mundo que se mostra as crianças” também mexeram com os nossos cérebros e corações. Redescobrimos a Mafalda do Quino, e de umas coisinhas daqui, outras dali, misturamos com lembranças da nossa infância. De toda essa misturança nasce um trabalho sobre a criança, a infância, para as crianças, mas também para os adultos recordarem, relembrarem de suas infâncias e refletir sobre a infância de hoje, para pensarmos como estamos cuidando, educando essa nova geração.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...