quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia Internacional do Teatro e a Farra

O Dia Internacional do Teatro surgiu em Viena, na Áustria, durante o 9º Congresso do Instituto Internacional de Teatro. Desde então todo 27 de março - data que abriu, no ano de1962, a temporada do Festival Teatro das Nações, em Paris - é comemorado o Dia Internacional do Teatro. O "Teatro das Nações" iniciou em 1957 em Paris, e por lá permaneceu durante quinze anos, até ter um formato itnerante. Nesses quinze anos em Paris foi um grande evento de pluralidade, no qual grupos de Kabuki, Ópera de Pequim, o Berliner Ensamble e o Teatro de Arte de Moscou se apresentaram pela primeira vez na Europa Ocidental após a 2ª Guerra Mundial.

E como acontece anualmente desde 2002, em Porto Alegre este ano novamente vamos ter a Farra de Teatro, organizado pelo Depósito de Teatro. Inspirada na Farra dos Atores criada pelo falecido diretor Márcio Vianna. A farra de Vianna, era um grande experiência cênica de fluxo ininterrupto e ações desconexas que duravam cerca de 10 horas. Já a farra do Depósito é um pouco mais light dura geralmente cerca de 3 a 5 horas. Não tive a oportunidade de presenciar a obra de Vianna, porém a farra do Depósito já, e posso garantir que é uma experiência impar, tanto para quem assiste quanto para quem faz. 

Quem tiver interesse de participar da Farra de Teatro, deve se inscrever gratuitamente no site www.depositodeteatro.com.br

Então, que venha a Farra no Dia Internacional de Teatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...